Submissão de Trabalhos
- Seções
Artigos– Avaliação por pares
Serão aceitos para avaliação artigos originais e inéditos, redigidos em língua portuguesa, com extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas, incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, título e resumo em português e inglês, além de cinco palavras-chave em ambos os idiomas. Os artigos devem trazer contribuições significativas para o debate científico sobre segurança pública, com análises rigorosas, novos enfoques ou soluções inovadoras para questões contemporâneas no campo. Cada artigo pode incluir até seis (6) autores e todos devem possuir, no mínimo, ensino superior completo.
Entrevistas – Avaliação pelo Comitê Editorial
As submissões devem ter entre 5 e 15 páginas, incluindo uma breve apresentação do entrevistado e bibliografia relevante. A entrevista deve abordar um tema central claro e bem definido, como a trajetória do entrevistado na área da segurança pública, suas experiências, reflexões sobre publicações recentes, suas interações com o universo acadêmico e outros pensadores, entre outros aspectos pertinentes para o campo da segurança pública. Cada entrevista pode incluir até dois (2) autores e todos devem possuir, no mínimo, ensino superior completo.
Resenhas – Avaliação pelo Comitê Editorial
Serão aceitas resenhas com no mínimo 5 e no máximo 10 páginas, no formato de texto analítico e/ou opinativo sobre obras publicadas nos últimos três anos na área de segurança pública. As resenhas devem ter uma única autoria e a mesma possuir, no mínimo, ensino superior completo. As resenhas podem abordar:
a) Obras literárias: Livros, artigos ou ensaios recentes relevantes para a reflexão sobre segurança pública;
b) Audiovisual: Filmes, documentários ou outras produções que tratem questões pertinentes ao campo da segurança pública, com análise crítica de seu conteúdo e impacto;
c) Eventos acadêmicos: Avaliações críticas de eventos, seminários ou debates acadêmicos realizados, no contexto nacional ou internacional, que tenha relevância para o avanço do conhecimento na área de segurança pública.
Normas para submissão e estruturação de trabalhos
As submissões devem seguir as normas e padrões de publicação dos Cadernos de Segurança Pública e ser encaminhadas para o e-mail revista@isp.rj.gov.br, em formato Word (.doc ou .docx). O arquivo deve ser nomeado com o título do manuscrito.
Para acessar o modelo de submissão com todas as instruções detalhadas, clique nas seções a seguir: artigos, entrevistas e resenha.
Todos os autores da submissão devem possuir, no mínimo, ensino superior completo.
Cada contribuição deve respeitar o limite de autoria respectivo de cada seção (ex: artigo até seis (6) autores, entrevistas até dois (2) autores e resenha um (1) único autor; submissões que ultrapassarem esse limite serão desconsideradas.
A lista de referências bibliográficas deve ser organizada em ordem alfabética no final do texto, conforme as normas da ABNT:
NBR 10520-2023(para citações);
NBR 6023-2018 (para referências bibliográficas);
NBR 6028-2021 (para resumos);
NBR 6022-2018 (para regras gerais de artigo científico).
As citações diretas devem incluir o número da página de onde a informação foi retirada. O periódico não aceita referências de fontes não confiáveis ou não verificáveis. Ao citar dados, é necessário indicar claramente a origem.
Checklist das condições para submissão
Antes de enviar sua contribuição, verifique se ela atende às condições e diretrizes listadas a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as políticas editoriais e as normas para publicação dos Cadernos de Segurança Pública serão devolvidas aos autores.
1 - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico.
Título (até 25 palavras);
Resumo (de 150 a 250 palavras);
Cinco palavras-chave.
2 - O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
3 - A submissão possui as seguintes informações em português e em inglês:
Nome completo;
E-mail de contato;
Afiliação institucional por extenso (sigla), com a cidade, estado e país;
Minibiografia (cargo e titulação acadêmica);
Informações sobre financiamento (se houver).
4 - Todos os autores da submissão possuem, no mínimo, ensino superior completo e o número total de autores não excede o limite permitido a cada seção.
5 - Todos os autores e coautores devem ser listados, com as seguintes informações:
6 - A partir de 2025, o ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID) é obrigatório para todos os autores, conforme exigência da CAPES. Assim, solicitamos que autores que ainda não tenham o registro na plataforma façam a inscrição, incluindo o número (ID) e o link (URL) do ORCID nos documentos para submissão. O cadastro pode ser realizado pelo seguinte link:. https://orcidorg/.
7 - Em caso de submissão com múltipla autoria, autores devem ter participado ativamente na elaboração do trabalho, de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. Os critérios para atribuição de autoria incluem: a) concepção e delineamento do estudo, análise e interpretação dos dados, ou ambos; b) redação do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo; e c) revisão e aprovação final da versão a ser publicada. As contribuições individuais devem ser expressamente indicadas no final do trabalho (abaixo das Referências bibliográficas), com as iniciais dos autores e seus respectivos papéis, seguindo o seguinte exemplo: "LFC contribuiu para a concepção e redação final do artigo, enquanto JCP participou da análise, interpretação dos dados e da redação final do manuscrito". Para isso, recomenda-se o uso do documento Taxonomia CRediT.
8 - Para garantir a avaliação por pares cega, o corpo do texto do artigo deve ser anonimizado sem qualquer tipo de referências ou informações que possibilitem a identificação dos(as) autores(as), instituições ou título dos projetos de pesquisa ao qual o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s), constando somente o título, o resumo, as cinco palavras-chave, o texto e as referências bibliográficas.
9 - Citações estão corretamente registradas nas Referências Bibliográficas e sempre que possível devem incluir as respectivas URLs. Referências mais recentes (preferencialmente com até cinco anos) são recomendadas para garantir a atualidade da contribuição.