Análise semântica a partir de Sistemas Complexos na base de dados do Disque Denúncia

Autores

  • Walkir Alexandre Toscano de Brito Autor
  • Claudia L. R. Motta Autor
  • Zeca Borges Autor

Palavras-chave:

Sistemas Complexos, semântica, inteligência, segurança pública, Disque Denúncia

Resumo

Esta proposta parte da tentativa de enfrentamento à criminalidade no estado do Rio de Janeiro e do papel desempenhado pelo sistema de Disque Denúncia (DD), cujo trabalho com suas bases de dados de denúncias está aliado a novas tecnologias que propiciam melhorias para a área de inteligência no combate à criminalidade e ao crime organizado. Acreditamos na tendência mundial de utilização de novas tecnologias e serviços de segurança no combate e prevenção da criminalidade, buscando novas soluções para o melhor tratamento e entendimento dos dados coletados pela base de dados do DD. Propomos a utilização de Sistemas Complexos para mineração e análise da complexidade dos dados obtidos nas denúncias e subdenúncias de crimes ou delitos, a fim de identificar palavras, expressões e conexões entre os diferentes elementos relacionados a elas. Assim, trataremos neste trabalho apenas das denúncias e dinâmicas referentes a tráfico de drogas, drogas ilícitas, modus operandi e dinâmicas do tráfico e/ ou atividades criminosas e suas ramificações e facções. Esperamos com os resultados contribuir para as tomadas de decisão nas esferas de segurança pública, com vistas ao enfrentamento da violência e criminalidade no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

  • Walkir Alexandre Toscano de Brito

    Doutorando em Informática do Programa de Pós-Graduação em Informática – PPGI, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na área de Sistemas Complexos Adaptativos. Mestre em Informática pela UFRJ e Estatístico formado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE.

  • Claudia L. R. Motta

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática – PPGI, no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisa Computacionais – NCE/UFRJ na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Zeca Borges

    Coordenador e responsável pelo Disque Denúncia desde 1995, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

01.08.2018

Edição

Seção

Artigos