Índice de Violência Armada: exemplo de metodologia de análise criminal

Autores

  • Bárbara Caballero Autor
  • Bruno Ottoni Autor

Palavras-chave:

Uso de dados na gestão da segurança pública, análise criminal, Índice de Violência Armada, ferramentas de monitoramento

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia de monitoramento de indicadores de segurança pública. Esta metodologia foi utilizada pelo Instituto de Segurança Pública para o acompanhamento da violência a partir da construção do Índice de Violência Armada, aqui exemplificado com base no desempenho das UPP, utilizando números ilustrativos. Este índice tem periodicidade mensal e se alimenta dos dados de vitimização por arma de fogo e de confrontos, fornecidos pelas polícias Civil e Militar do estado do Rio de Janeiro. No entanto, sua metodologia pode ser replicada para a avaliação de diversos indicadores, em diferentes regiões, contribuindo com o aprimoramento das políticas públicas baseadas em evidências.

Biografia do Autor

  • Bárbara Caballero

    Mestre em Economia pela PUC-Rio e graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ, Coordenadora de Estatística do Instituto de Segurança Pública.

  • Bruno Ottoni

    Mestre e Doutor em Economia pela PUC-Rio, graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ. Pesquisador do IDados e Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).

Downloads

Publicado

01.02.2019

Edição

Seção

Artigos