A Ouvidoria-Geral da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro: fortalecendo o controle social, a integridade pública e a transparência institucional

Autores

  • Andréa Andrade dos Santos Pizzino Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Lucas de Andrade Tibúrcio Dias Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Marcos Vinicius Costa Rodrigues Instituto de Segurança Pública, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Silvia Maria de Alves Nunes Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor

Palavras-chave:

Ouvidoria Pública, Transparência, Controle Social, Participação Social, Accountability

Resumo

Este trabalho discute a temática da ouvidoria pública e sua relação com os conceitos e princípios da integridade pública e transparência, tendo como objeto de análise a Ouvidoria-Geral de Polícia Civil (OGPC) da Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL), instituída em 2019. O estudo foi conduzido pelo seguinte problema: como as ações da OGPC fortalecem o controle social e a integridade pública na SEPOL? O objetivo principal é avaliar o impacto das ações da OGPC na promoção da integridade pública e da transparência no órgão. Serão discutidos os conceitos de integridade e ouvidoria, além de uma descrição da Ouvidoria da SEPOL. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica sobre os temas centrais: integridade pública e ouvidoria. Em seguida, foi apresentada a Ouvidoria da SEPOL e os documentos analisados. Em face dos conceitos estudados e dos dados levantados, conclui-se que a OGPC exerce seu papel de fomento ao controle social e de prestação de contas (accountability) de forma consistente e comprometida com a legislação em vigor, representando uma estrutura de apoio ao plano de integridade pública da SEPOL. A participação social atua, portanto, como instância auxiliar de avaliação e direcionamento da gestão da SEPOL, impactando a integridade e a gestão da instituição por meio do mecanismo de controle e aprimoramento da qualidade do serviço público.

Biografia do Autor

  • Andréa Andrade dos Santos Pizzino, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Mestre em Controladoria e Gestão Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Oficial de Cartório da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEPOL), exerce desde 2021 a função de Diretora da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) na Controladoria-Geral de Polícia Civil (CGPC).

  • Lucas de Andrade Tibúrcio Dias, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Especialista em Direito, Inovação e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RIO). Oficial de Cartório da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEPOL), Encarregado de Proteção de Dados Pessoais desde 2021.

  • Marcos Vinicius Costa Rodrigues, Instituto de Segurança Pública, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Oficial de Cartório da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEPOL), Chefe de Serviço na Ouvidoria-Geral de Polícia Civil (OGPC), de 2019 até 2023.

  • Silvia Maria de Alves Nunes, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Gestão Pública pela Centro Universitário Internacional Unisignorelli. Oficial de Cartório da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEPOL), atua na Unidade de Gestão de Integridade (UGI) da Controladoria-Geral de Polícia Civil (CGPC) desde janeiro de 2024.

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Publicado

01.12.2024

Edição

Seção

Artigos