A Estruturação da Controladoria da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Controladoria, Controladoria Pública, Integridade, Controle internoResumo
A controladoria pública é uma estrutura de grande relevância para a gestão pública, especialmente no que diz respeito à conformidade e à assessoria aos gestores para a tomada de decisões estratégicas e operacionais nas organizações. Esse órgão é essencial para o fortalecimento do controle social, garantindo a transparência na gestão pública e a prestação de contas à sociedade. O presente trabalho teve como objetivo descrever o processo de estruturação da Controladoria-Geral de Polícia Civil (CGPC) da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL), identificando os desafios enfrentados pela CGPC em seu processo de implantação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com orientação descritiva. A análise permitiu concluir que, durante a implantação da CGPC, as principais dificuldades foram o desconhecimento da missão e das atribuições da controladoria pública pelos servidores da SEPOL, as restrições orçamentárias, e a resistência interna ao órgão de controle interno, que gradativamente se estabelece. Os desafios a serem enfrentados pela CGPC em seu processo de implantação incluem: a necessidade de valorização dos servidores; uma melhor divulgação de ações de boas práticas em governança; o comprometimento efetivo da alta gestão; a atualização do planejamento estratégico e do código de ética; a capacitação em governança e melhorias na comunicação interna e externa.