O currículo e o diálogo com a prática docente naformação policial militar
Palabras clave:
Currículo, ensino-aprendizagem, formação profissional, Polícia Militar, Segurança PúblicaResumen
O presente estudo tem por objetivo realizar uma abordagem em relação ao currículo e às práticas pedagógicas na educação profi ssional de segurança pública, especifi camente no processo de ensinoaprendizagem na formação de policiais militares. O foco da pesquisa está centrado na prática dos professores no seu cotidiano em sala de aula. Para tanto, foi utilizado como procedimento de coleta de dados a observação participante junto aos docentes da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar (EFSd) de Minas Gerais e tomou-se por base os planos de disciplina aos quais os
professores observados tinham que seguir formalmente. Conclui-se que o currículo ofi cial dialoga com o professor nas suas formalidades, mas o chamado currículo oculto faz com que o ambiente escolar esteja permeado de características particulares que, por sua vez, encontra consonância com
as perspectivas teóricas da educação.