O currículo e o diálogo com a prática docente naformação policial militar

Autores/as

  • Hélio Hiroshi Hamada Polícia Militar de Minas Gerais, MG, Brasil Autor/a
  • Tatiane Ferreira Vilarinho Polícia Militar de Goiás, GO, Brasil Autor/a

Palabras clave:

Currículo, ensino-aprendizagem, formação profissional, Polícia Militar, Segurança Pública

Resumen

O presente estudo tem por objetivo realizar uma abordagem em relação ao currículo e às práticas pedagógicas na educação profi ssional de segurança pública, especifi camente no processo de ensinoaprendizagem na formação de policiais militares. O foco da pesquisa está centrado na prática dos professores no seu cotidiano em sala de aula. Para tanto, foi utilizado como procedimento de coleta de dados a observação participante junto aos docentes da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar (EFSd) de Minas Gerais e tomou-se por base os planos de disciplina aos quais os
professores observados tinham que seguir formalmente. Conclui-se que o currículo ofi cial dialoga com o professor nas suas formalidades, mas o chamado currículo oculto faz com que o ambiente escolar esteja permeado de características particulares que, por sua vez, encontra consonância com
as perspectivas teóricas da educação.

Biografía del autor/a

  • Hélio Hiroshi Hamada, Polícia Militar de Minas Gerais, MG, Brasil

    Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão
    Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Diplomado no Curso Superior de Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra (ESG). Docente na Academia de Polícia Militar (APM). Coronel QOR da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

  • Tatiane Ferreira Vilarinho, Polícia Militar de Goiás, GO, Brasil

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). É tenente da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e professora da Academia da PMGO.

Publicado

2025-11-13

Número

Sección

Artigos