Espectroscopia por Infravermelho na Documentoscopia: estudos de caso

Autores

  • Elaine Cristina Galdino Bernardo Marotta Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Kelly Carla Almeida de Souza Borges Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Ana Claudia Lednik Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Livia Fernandes Santos Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor
  • Marina de Assis Moura Navarro Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor

Palavras-chave:

hiperespectral, alterações documentais, cheque, Certificado de Registro de Veículo, Riocard

Resumo

Diversas técnicas são utilizadas na Documentoscopia para detectar fraudes. No entanto, com intuito de preservar os documentos examinados, a busca por análises não destrutivas e rápidas é cada vez maior. O objetivo do presente trabalho foi abordar as aplicações do infravermelho, de forma prática, em exames documentoscópicos e, para tal, foram apresentados dois estudos de caso referentes à alteração documental em folha de cheque e em Certificado de Registro de Veículo (CRV), e um estudo de caso de constatação de autenticidade em cartão de transporte “Riocard”. Para a realização dos exames foi utilizado o equipamento Comparador Espectral de Vídeo, para garantir uma análise não destrutiva. Para a folha de cheque, sob a iluminação no infravermelho (860nm) foi comprovada uma alteração aditiva por inserção. Enquanto no exame do CRV foi possível identificar o texto latente que havia sido apagado por processo de lavagem química e imperceptível a olho nu. A autenticidade do cartão Riocard foi confirmada pela detecção do chip por iluminação no comprimento de onda da iluminação no infravermelho, bem como das características de impressão da confecção do cartão e dos dados de preenchimento. A espectroscopia por infravermelho permitiu obter resultados conclusivos nos exames documentoscópicos dos estudos de casos do presente trabalho.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristina Galdino Bernardo Marotta, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Química, Mestra em Ciências, Perita Criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli – Polícia Civil /RJ e Especialista em Documentoscopia.

  • Kelly Carla Almeida de Souza Borges, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Engenheira Florestal, Doutora em Ciências, Perita Criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli – Polícia Civil /RJ e Especialista em Documentoscopia.

  • Ana Claudia Lednik, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Médica Veterinária, Perita Criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli – Polícia Civil /RJ e Especialista em Documentoscopia.

  • Livia Fernandes Santos, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Engenheira Civil, Mestra em Engenharia Civil, Perita Criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli – Polícia Civil /RJ e Especialista em Documentoscopia.

  • Marina de Assis Moura Navarro, Secretaria de Estado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Médica Veterinária, Mestra em Medicina Veterinária, Reprodução e Patologia Animal, Perita Criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli – Polícia Civil /RJ e Especialista em Documentoscopia.

Downloads

Publicado

01.12.2021

Edição

Seção

Artigos