O municipalismo e o processo de incorporação da segurança pública: os casos de Belford Roxo e São João de Meriti

Autores/as

  • Dalton Rodrigues Franco Universidade Estácio de Sá, Nova Iguaçu, RJ, Brasil Autor/a
  • Pedro César Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil Autor/a

Palabras clave:

Municipalismo, Segurança, Violência, Leis Orgânicas

Resumen

As aberturas democráticas facilitaram a municipalização e a colaboração local com a segurança pública. Na estrutura formal federalista brasileira, abriram-se algumas possibilidades de concomitâncias, de ações de cooperação e de auxílio entre os entes federados. Contudo, o que as cidades instituíram sobre o assunto? Buscam-se nas Leis Orgânicas Municipais de São João de Meriti e Belford Roxo, cidades marcadas pela violência, dispositivos auxiliares ao serviço de segurança pública. Utiliza-se do pressuposto de que as leis fundadoras municipais também são registros das suas respectivas realidades locais. Com abordagem bottom-up, comparou-se os subsistemas jurídicos e percebeu-se a incompreensão e a não incorporação do tema para a política pública, manifesto pela ausência de qualquer normativa para o serviço nas cidades. Conclui-se que o municipalismo no caso estudado não internalizou o tema; e que não há elemento endógeno de auxílio às políticas de segurança, contudo não é possível atestar a falta de ações e de projetos efêmeros de apoio às políticas estaduais e federais, nem a má vontade de uma administração e de um mandato específico, nem a falta de cooperação com as políticas supranacionais.

Biografía del autor/a

  • Dalton Rodrigues Franco, Universidade Estácio de Sá, Nova Iguaçu, RJ, Brasil

    Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política pela mesma instituição e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Auxiliar II, leciona disciplinas de ciências humanas e de ciência política.

  • Pedro César Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

    Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Santa Fé do Sul (UNIFUNEC), foi estudante de PIBIC-UNESA. Advogado, atua como consultor de pesquisa e desenvolvimento.

Publicado

2025-11-13

Número

Sección

Artigos