Considerações acerca do patrulhamento rural: a necessidade de implantação de um policiamento específico no estado do Rio de Janeiro a partir do projeto piloto do programa Patrulha Rural – Protetores do Campo no município de São Francisco de Itabapoana

Autores/as

  • Leandro Batista Vicente Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor/a
  • Tibério Carlos da Silva Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor/a
  • Wanderson Thomaz Soares Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor/a

Palabras clave:

Policiamento de Proximidade, Rio de Janeiro, Patrulha Rural

Resumen

Devido aos altos índices de criminalidade no estado do Rio de Janeiro, diversas iniciativas foram desenvolvidas para reduzi-los. Uma delas foi a criação do Sistema Integrado de Metas (SIM), em 2009, cujo objetivo é estabelecer metas para os crimes que causam maior sensação de insegurança na sociedade, por meio do policiamento tradicional. Para necessidades específicas, há os modelos de policiamento especial, como é o caso do objeto de estudo deste artigo, a Patrulha Rural – Protetores do Campo, implantado em 2022 no município de São Francisco de Itabapoana. Devido aos resultados exitosos, em virtude da redução de furtos em propriedades rurais e retorno do patrulhamento ostensivo nessas áreas, o programa foi expandido para outros municípios.

Biografía del autor/a

  • Leandro Batista Vicente, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 1º Sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), exerce desde 2014 a função de Analista Criminal da Área Integrada de Segurança Pública 8 (AISP 8).

  • Tibério Carlos da Silva, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Major da PMERJ, exerce atualmente a função de Subcomandante Operacional do 8º Batalhão de Polícia Militar.

  • Wanderson Thomaz Soares, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Bacharel em Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM Dom João VI); Capitão da PMERJ, exerce atualmente a função de Chefe de Planejamento e Operações do 8º Batalhão de Polícia Militar.

Publicado

2023-12-01

Número

Sección

Artigos