“Ser ou não ser”: notas sobre a “caveirização” da pedagogia informal na Polícia Militar do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Leonardo Fernandes Hirakawa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor/a

Palabras clave:

Caveirização, ciência policial, currículo, ensino militar, pedagogia informal

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de atividades didáticas voltadas para a concepção de um tipo ideal, o “guerreiro-ideal”, nos cursos de especialização da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (SEPM). Nesse sentido, serão analisados os processos teórico-didáticos de diversos cursos voltados à especialização do policial militar, de modo a constatar que, nesse processo de criação de medidas didáticas e simbólicas, há uma idealização da figura do “caveira”, efetivada nas tradições inventadas pelo corpo docente das edições dos cursos. Procurou-se, sobretudo, desenvolver uma estratégia analítica que compreenda a constatação em si desse uso do ferramental simbólico, não ensejando, entretanto, em apuração de benefícios ou não na sua adoção. Dessa forma, o tipo ideal apresentado neste trabalho possibilita constatar a utilização da “Pedagogia da Caveira” nos cursos que sejam diferentes dos ministrados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Biografía del autor/a

  • Leonardo Fernandes Hirakawa, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Mestre em Educação Militar pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – Exército Brasileiro, e foi Chefe da Seção de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão (DGEI-3) da Diretoria Geral de Ensino e Instrução da PMERJ.

Publicado

2022-12-01

Número

Sección

Artigos