A aplicabilidade do saber tácito de gestão de projetos ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Palabras clave:
gerenciamento, planejamento, gestão, Segurança Pública, Curso de Formação de OficiaisResumen
Este artigo permeia as bases do gerenciamento de projetos discernidas junto ao treinamento dos oficiais, bem como os conceitos e dificuldades de difundi-las durante o curso. O objetivo é avaliar a qualidade técnica do desenvolvimento do saber tácito na formação desses profissionais diante de uma estrutura de ensino militarizada, além de avaliar as dificuldades no progresso da disciplina diante de um quórum proveniente de níveis educacionais totalmente distintos, refletindo diretamente na qualidade da aplicabilidade do saber tácito na gestão de projetos. Levantaremos questões que irão avaliar os conceitos desta área junto à instituição e seus reflexos para o futuro. Inicialmente, apresentaremos os elementos base do gerenciamento de projetos em seu contexto histórico, permeando os conceitos vigentes de gestão e de planejamento. Em seguida, serão abordadas as diferentes estratégias utilizadas frente aos desafios e dificuldades de ensinar esta disciplina para um público leigo e não homogêneo em formação educacional. Concluímos, por fim, que esta área do conhecimento pode auxiliar no aumento da confiança e da qualidade do serviço prestado pela instituição junto à sociedade.