O DNA de uma Sociedade Violenta: reflexos dos conflitos domésticos no desenvolvimento da criança e do adolescente

Autores/as

  • Rachel Carmoniz de Macena Autor/a

Palabras clave:

Conflito conjugal, violência contra a mulher, crianças, adolescentes, desenvolvimento psicológico, relações familiares

Resumen

Existente de diversas formas e contextos, a violência intrafamiliar, sobretudo a violência contra a mulher, repercute para além da vítima direta de tal agressão, abrangendo e vitimando, também, os filhos presentes naquele lar, os quais tornam-se vítimas indiretas do ambiente violento. Com o intuito de compreender de que forma a convivência com confl itos conjugais na esfera domiciliar impacta o desenvolvimento da criança e do jovem, sobretudo nas áreas psicológicas e sociais, o presente artigo realiza uma revisão literária da temática, buscando a compreensão das formas pelas quais se originam tais interferências e abordando as possíveis consequências no futuro do jovem vitimado pela violência de gênero.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rachel Carmoniz de Macena

    Graduanda em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Membro do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e do Observatório de Segurança Pública (OSPNit), ambos da Prefeitura de Niterói – RJ.

Publicado

2017-11-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Carmoniz de Macena, R. (2017). O DNA de uma Sociedade Violenta: reflexos dos conflitos domésticos no desenvolvimento da criança e do adolescente. Cadernos De Segurança Pública, 9(9), 1-14. https://www.isprevista.rj.gov.br/isprevista/article/view/74