A maior participação municipal na segurança pública e a produção de dados para a análise criminal: o caso do Observatório de Segurança Pública de Niterói

Autores

  • Felipe Leichsnering Mendes Observatório de Segurança Pública de Niterói, Niterói, RJ, Brasil Autor

Palavras-chave:

Segurança Pública, Análise Criminal, Observatório de Segurança Pública, Niterói, Municípios

Resumo

O presente artigo pretende trazer uma breve discussão, oriunda da minha dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense (PPGJS/UFF). O objetivo é tratar sobre análise criminal e a construção da figura do analista criminal a partir de recentes alterações propostas no modo de operação da segurança pública, entre elas, a maior participação dos municípios. Novas formas de fazer e pensar a questão da criminalidade e violência alteram a rotina de diversas esferas, desde os decisores até os profissionais na ponta, passando também por quem trabalha com gestão da informação. Essa última, a nível municipal, que é objeto do artigo, será compreendida metodologicamente através da etnografia realizada com observação participante como profissional de análise crim vas fontes de informação além das tradicionalmente usadas dos registros de ocorrência criminal ao debate, como forma a torná-la mais completa e que dê um melhor quadro para implementação de políticas públicas de prevenção nas cidades.

Biografia do Autor

  • Felipe Leichsnering Mendes, Observatório de Segurança Pública de Niterói, Niterói, RJ, Brasil

    Mestre em Justiça e Segurança pela Universidade Federal Fluminense (PPGJS/UFF) e Bacharel em Segurança Pública pela UFF. Analista no Observatório de Segurança Pública de Niterói (OSPNit).

Downloads

Publicado

01.12.2023

Edição

Seção

Artigos