Atualização curricular do CFSd: contribuições para a gestão educacional na área da segurança pública
Palabras clave:
Formação policial, Curso de Formação de Soldados, Polícia Militar, Gestão escolar, Currículo oculto, Atualização curricularResumen
No período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), com apoio metodológico da Subsecretaria de Educação, valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança (SSEVP/SESEG), coordenou o processo de atualização do currículo do Curso de Formação de Soldados (CFSd) com o objetivo de identificar e realizar os ajustes substantivos necessários com vistas a aperfeiçoar o processo de formação dos soldados da PMERJ. Os docentes e especialistas das disciplinas do curso que participaram do processo identificaram fatores, internos e externos ao currículo, que poderiam impactar a aplicabilidade da proposta curricular, problematizando a urgência de ações de gestão escolar. O presente artigo apresenta uma análise deste processo e dos seus principais produtos e desdobramentos, e com isto pretende se oferecer insumos aos gestores da área de educação em segurança pública que contribuam para o planejamento de
atualizações curriculares.