Panorama do sistema de atendimento de emergência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2024

Autores

  • Carlos Henrique Maquinez Avilheira Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor

Palavras-chave:

PMERJ, CECOPOM, Atendimento de chamadas de emergências policiais, Despacho de ocorrências, Radiopatrulhas

Resumo

O presente artigo busca analisar o banco de dados do serviço de atendimento de emergência do 190 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) no primeiro trimestre do ano de 2024. Com a transferência de todas as ligações do estado do Rio de Janeiro para o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (CECOPOM), será possível estabelecer um panorama de todo o sistema de emergência da PMERJ no que diz respeito à quantidade e ao percentual de ocupação dos tipos de serviços envolvidos no processo de atendimento de emergência: atendimento telefônico de chamados de emergência via 190, despacho de ocorrências pelo sistema Maré Zero e atendimento das ocorrências pelas radiopatrulhas. Espera-se que o resultado deste estudo contribua para esclarecer a temática do atendimento de emergência e os diversos usos que o banco de dados do 190 pode oferecer para a elaboração de diversos tipos de políticas públicas.

Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Maquinez Avilheira, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Pós-graduado em Gestão em Administração Pública e Políticas Públicas de Justiça Criminal e Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e atual Coordenador de Sistemas de Atendimento de Emergência da Subsecretaria de Comando e Controle.

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Publicado

01.12.2024

Edição

Seção

Artigos