Políticas e Diretrizes

 

  • Foco e Escopo

Cadernos de Segurança Pública é uma publicação do Instituto de Segurança Pública que reúne material original e inédito, na forma de artigos, entrevistas e resenhas. A revista adota linguagem científica e promove o debate de ideias, explorando diversos campos da segurança pública, como: criminalidade, gestão e implementação de políticas públicas de segurança pública, violências, padrões de policiamento, formação e capacitação de profissionais de segurança, investigação policial, participação social e instituições do sistema de justiça criminal. O periódico aceita contribuições de diferentes áreas do conhecimento, incluindo antropologia, sociologia, ciência política, economia, estatística, administração, direito, ciência policiais, entre outras disciplinas afins.

 

  • Periodicidade

A revista possui periodicidade anual, com recebimento de submissões em fluxo contínuo e atemático para publicação.

 

  • Política de Acesso Livre

A presente publicação oferece acesso imediato e gratuito a todo o seu conteúdo, com o compromisso de reforçar o princípio de ciência aberta e a democratização do conhecimento científico.

 

  • Política de Avaliação
  1. Todas as submissões recebidas são apresentadas para avaliação preliminar do Comitê Editorial, que verifica relevância e conformidade da proposta com a linha editorial dos Cadernos de Segurança Pública. Esta etapa inicial tem caráter estritamente formal e consiste na análise da adequação do manuscrito às políticas editoriais, ao Código de Ética e às normas de apresentação de trabalhos. Além disso, é realizada a verificação da originalidade do conteúdo, por meio do software CopySpider, a fim de identificar possíveis casos de plágio e similitudes com textos previamente publicados. O Comitê Editorial informará os autores, por e-mail, caso haja recusa da submissão.


  2. Os artigos aprovados na primeira fase são encaminhados para avaliação por pares no modelo duplo-cego (peer review doubleblind), garantindo o anonimato de autores e avaliadores. Avaliadores ad hoc, com titulação mínima de doutorado e expertise reconhecida no tema, analisam a adequação à política editorial, a originalidade e relevância científica, a consistência teórico-metodológica em relação aos objetivos propostos, a qualidade e estrutura do texto, a atualização da bibliografia e referencial mobilizado, a contribuição dos resultados para a área de segurança pública, entre outros critérios. Para mais detalhes, consulte o formulário de avaliação. Os pareceres recebidos podem resultar em quatro recomendações: a) aceitar o artigo sem alterações; b) aceitar condicionado a pequenas alterações; c) submeter novamente para avaliação após revisões substantivas; ou d) rejeitar. Nos casos de reapresentação (item 'b') e ressubmissão (item 'c'), os autores devem buscar atender as orientações dos pareceristas e destacar as modificações no corpo do texto. Opcionalmente, podem incluir uma carta com as justificativas ou detalhes das alterações, a ser enviada aos editores e pareceristas. Os artigos serão avaliados por especialistas externos cujos pareceres orientarão a decisão editorial. Se houver divergênciaentre as avaliações,outro parecerista será consultado. Na eventualidade da controvérsia persistir, o Comitê Editorial analisará o caso e a decisão final ficará a cargo do editor-chefe. Todos os autores receberão os pareceres por e-mail, com os comentários dos avaliadores e, quando aplicável, do Comitê Editorial ou dos editores. O tempo médio de processamento dos trabalhos é de até seis meses.


  3. Após a aceitação para publicação, o texto passa por revisão ortográfica, gramatical e estilística (copy-desk). Os autores devem aprovar a versão revisada antes da publicação. Caso não respondam às sugestões dentro do prazo estipulado, as alterações serão consideradas aceitas. Após essa etapa, o texto segue para a diagramação e composição final. A partir deste momento, não serão permitidos acréscimos ou modificações, salvo em situações excepcionais. Os editores se reservam o direito de realizar ajustes ou cortes para adequar o texto às normas da revista, sempre respeitando o conteúdo original e o estilo dos autores, que serão consultados previamente.

 

  • Política de Ética

    Cada manuscrito submetido aos Cadernos de Segurança Pública será avaliado pelo Comitê Editorial, com o objetivo de evitar infrações à ética científica e às boas práticas editoriais. A revista exigirá de autores, revisores e editores a documentação adequada e esclarecimentos adicionais quando necessário, sob pena de não aceitação da contribuição. Durante o processo de avaliação, editores e revisores poderão solicitar aos autores evidências de aspectos éticos específicos, incluindo, quando aplicável, detalhes acerca da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, os métodos de obtenção e armazenamento de dados, procedimentos para proteção de informações sensíveis e as garantias de anonimato de participantes. A revista também se compromete a manter a transparência e a integridade do processo editorial, promovendo a publicação de trabalhos que estejam em conformidade com os princípios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e alinhadas as diretrizes do Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica do SciELO. Propostas que envolvam má-fé, uso indevido de direitos autorais ou plágio não serão aceitas e poderão resultar em contenciosos jurídicos. A aceitação dos manuscritos e das avaliações está condicionada ao cumprimento dessas exigências.

 

  • Política de Verificação de Plágio

    A equipe dos Cadernos de Segurança Pública preza pela ética editorial dos manuscritos submetidos para publicação e trabalha no combate à falsificação, à manipulação de dados e ao plágio. Nesse sentido, utiliza o software CopySpider para verificar a similaridade de conteúdo, aceitando para avaliação artigos que atinjam até 5% de margem de coincidência. Casos de plágio, em qualquer forma, não serão tolerados. É responsabilidade dos autores garantir a originalidade e ineditismo do manuscrito, citando corretamente trechos de outros trabalhos. Ilustrações, imagens, gráficos e outras figuras provenientes de fontes externas devem ser devidamente creditadas ou acompanhadas de autorização dos detentores dos direitos autorais. Caso seja detectada similaridade superior a 5% sem a devida referência, os trechos serão destacados e o manuscrito será devolvido aos autores. Contamos ainda com a colaboração dos pareceristas para informar à equipe editorial sobre qualquer semelhança significativa com obras e artigos já publicados ou submetidos a outros periódicos.

     

  • Política de Conflito de Interesses
  • Autores devem informar qualquer possível conflito de interesse no momento da submissão de um manuscrito. Considera-se conflito de interesse qualquer fator de ordem pessoal, profissional ou financeira que possa comprometer a imparcialidade do pesquisador.
    Exemplos de conflitos de interesse incluem:

    a) Fomento de empresas com interesse nos resultados da pesquisa;

    b) Relações pessoais que possam afetar a objetividade na revisão ou publicação do material;

    c) Rivalidades profissionais que possam prejudicar a avaliação isenta de um manuscrito submetido.

    A mera existência de um conflito de interesse não implica, necessariamente, a rejeição de um manuscrito. No entanto, caso um conflito não declarado seja identificado posteriormente, o editor tomará as medidas cabíveis, que podem incluir a publicação de uma correção ou, em casos mais graves, a retratação do artigo.

     

  • Declaração de Financiamento
  • Os autores devem informar as fontes de apoio financeiro para a realização do trabalho, incluindo nomes de agências financiadoras, os números de contrato (quando aplicável) e uma breve descrição do papel desempenhado por cada fonte de financiamento no estudo.


  • Política de Taxas
  • Os Cadernos de Segurança Pública não realizam cobrança de taxas de submissão, de processamento de artigo (APCs – articleprocessing charges), tampouco de publicação.

  • Direitos Autorais e Licenciamento

    Os autores manterão os direitos autorais sobre seus trabalhos, concedendo ao periódico o direito de primeira publicação. A partir de 2025, todo o conteúdo publicado nos Cadernos de Segurança Pública será disponibilizado sob a Licença Creative Commons, modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 (CC BY-NC²). Isso garante que os artigos estarão acessíveis digitalmente, de forma gratuita, permitindo seu compartilhamento, adaptação e reutilização, desde que a autoria original seja devidamente atribuída e a publicação inicial na revista seja citada. Além da atribuição dos devidos créditos, os novos trabalhos não podem ser usados para fins comerciais.


  • Política de Privacidade

    Os dados informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  • Política de Arquivamento e Preservação Digital

    Os Cadernos de Segurança Pública preservam sua coleção, assegurando a conservação dos trabalhos publicados. Para isso, os arquivos são armazenados on-line, na nuvem do Instituto de Segurança Pública e gerenciados pela equipe responsável.